Para as empresas, é importante o investimento no treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. Capacitando os funcionários, os gestores têm condições de selecionar melhor seu pessoal interno para alguma eventual vaga em aberto e ainda torna-los grandes executivos. Grandes funcionários que ocupam a posição onde estão hoje percorreram muitos setores pela empresa, desde o menos cargo ate o “topo”, e para isso foram treinados e capacitados de acordo com a política da empresa. Por isso 90 % dos diretores conhecem quase todos os processos de quase todas as áreas. Isso atualmente está acontecendo com gerentes e a probabilidade é de partir desde o aprendiz, já que está constatando a melhora e a eficiência desse processo.
Existe uma área que tem o nome de Gestão de Competências, é a área responsável pela parte de treinamento que faz o levantamento de competências para as áreas. Esse treinamento e desenvolvimento podem acontecer de diversas formas. Pode ser solicitado pela líder/gestor da área para seus funcionários, através de um mapeamento de competências e necessidades da área. É claro que tudo isso é analisado, nem sempre todas as solicitações serão atendidas, por que é preciso analisar a real situação da área e suas demandas de treinamento e desenvolvimento. Mapeadas as competências, podem ser desenvolvidos projetos, com ativa participação dos RHs de área. Os treinamentos vão desde cursos de informática até preparação de Workshops para líderes e gerentes, cursos no exterior, política de pós-graduação, política de idiomas, palestras, seminários.
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